Ministro religioso assinando Termo de casamento

Casamento Religioso com Efeito Civil

Saiba como realizar seu casamento civil, em Jericoacoara

O Casamento Civil, muitas vezes acaba estressando os noivos, principalmente por causa da burocracia com a documentação. 

Porém, com a assessoria de nosso Ministro Celebrante Ed Rodrigues, esta parte documentacional é facilmente resolvida. 

Ed Rodrigues fornece assessoria para todos os trâmites do cartório e envia um Manual do Casamento Civil, com todo o passo a passo a ser realizado. 

Segundo o Ministro, “para que o Casamento Civil aconteça fora das dependências de um cartório, é preciso que se realize um Casamento Religioso celebrado por um Ministro de Ritos, Padre, Pastor, Rabino ou algum Celebrante credenciado em alguma entidade religiosa’. 

E continua dizendo que “o casamento civil no mesmo local da cerimônia é algo muito prático para o casal, por váriosmotivos. Entre eles, é que o casamento civil realizado no cartório, geralmente acontece na semana do casamento que será na praia ou num Buffet, por exemplo. 

Esta semana costuma ser agitada, por conta dos preparativos e pode faltar tempo para o casal ir para o cartório com as testemunhas. 

Outro fator é que o casal economiza não alugando roupas ou contratando um fotógrafo, para o casamento no cartório”. 

E complementa alertando os noivos “que para que o Efeito Civil aconteça fora do cartório é preciso que haja uma cerimônia religiosa, segundo prevê a Lei dos Registros Públicos n.6015. 

Se o casal é cristão, ou seja, se acreditam em Cristo, em Deus, que busque um celebrante cristão habilitado para o Efeito Civil, seja ele um padre, pastor ou ministro. 

Se o casal for de outra religião, deve buscar um celebrante da sua religião, da sua crença, para que a cerimônia religiosa tenha os princípios que o casal acredita”.

Sobre os prazos, Ed Rodrigues diz que “para a forma tradicional de Abertura do Processo de Habilitação, o casal tem de 90 a 30 dias antes da data da cerimônia. 

Porém, a lei permite que se realize o Registro Posterior, ou seja, o casal pode casar primeiramente no religioso e depois abrir o processo no cartório”.

Casamento Religioso com Efeito Civil sem complicações

Ficou interessada ou interessado em realizar sua cerimônia religiosa com efeito civil em Jericoacoara?

Entre em contato conosco, informando a data que planejam para a cerimônia e veremos a disponibilidade. 

Anterior
Próximo

Exato Produções

A sua melhor escolha